sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bairro-Cidade Pedra Branca: Pioneirismo em Urbanismo Sustentável na América Latina

Empreendimento fugirá do conceito dos condomínios fechados, criando uma comunidade voltada ao pedestre e à natureza


Um bairro com infraestrutura de cidade, rodeado de áreas verdes e onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada. Modelo para o mercado brasileiro e único na América Latina, este bairro começa a ser realidade na Cidade Universitária Pedra Branca, na Grande Florianópolis. Com uma universidade como âncora e áreas para implantação de serviços e indústrias, foi planejado como um local diferenciado, valorizando o meio ambiente, os espaços públicos e a tranqüilidade.
Em 2005 teve início a segunda fase do empreendimento, quando começou a ser estruturado conforme os princípios do Urbanismo Sustentável. Surge então o projeto do novo ‘centro de bairro’ da Pedra Branca, que nos próximos 10 anos abrigará com conforto e segurança cerca de 30 mil moradores em quase dois milhões de metros quadrados de construções.
O bairro sustentável Pedra Branca fugirá do conceito dos condomínios fechados, criando uma comunidade voltada ao pedestre e à preservação da natureza. Todas as atividades culturais, comerciais e de lazer estarão ligadas por ruas que privilegiam os moradores. O objetivo é garantir o convívio junto ao meio ambiente sem abrir mão das amenidades urbanas. A execução deste conceito inédito propõe em um mesmo local a integração de lojas, empresas, mercados, padarias, farmácias e residências.
As 20 quadras da primeira etapa do centro do bairro (serão 47 no total), não ficarão restritas às residências – uma mesma quadra contará com edifícios para habitação, escritórios e comércio. O uso misto é a essência do Urbanismo Sustentável e no bairro Pedra Branca a proposta é justamente de que os moradores tenham uma cidade aos seus pés. As obras deste ‘bairro-cidade’ iniciaram em 2010 com o lançamento das duas primeiras quadras – Pátio da Pedra e Pátio das Flores. O empreendiment
o conta com a experiência da Joal Teitelbaum, uma das maiores construtoras do sul do país, e a parceria do Grupo Espírito Santo, um dos principais players do setor financeiro de Portugal.
Projeto urbano e arquitetônico com know-how internacional
Esão engajados nesta experiência pioneira no Brasil onze importantes escritórios de arquitetura e urbanismo, com a participação de consultores do exterior, como a DPZ Latin America e a Arup (uma das maiores empresas de engenharia do mundo). Os urbanistas Jaime Lerner e Silvia Lenzi também têm importante participação no desenvolvimento do projeto urbano e arquitetônico do bairro Pedra Branca, premiado em 2007 na XI Bienal Internacional de Buenos Aires. Em 2009, o projeto foi selecionado pela fundação do ex-presidente norte-americano Bill Clinton para integrar o Programa de Desenvolvimento do Clima Positivo. Além de estar entre os 18 selecionados – o único da América Latina –, o empreendimento está entre os cinco para integrar projeto-p
iloto da ONG, que visa estabelecer as metas de emissão de carbono nas cidades do futuro.
A Pedra Branca hoje
Atualmente a Cidade Universitária Pedra Branca conta com cerca de 4 mil moradores, 600 casas e seis prédios. Abriga a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), que atende cerca de 10 mil estudantes; Grupo de Escoteiros; um Centro Empresarial; Shopping Universitário, Techno Park, com 204 lotes destinados a operação de empresas não-poluentes; complexos aquático e poliesportivo; além da possibilidade de atividades radicais como arvorismo, rappel e escalada no Parque do Maciço da Pedra Branca.
Parceria
A Brognoli Negócios Imobiliários montou uma equipe exclusiva e especializada de corretores de imóveis para atender o empreendimento Pedra Branca. A previsão é que sejam construídos até 10 mil apartamentos em 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário